domingo, 5 de dezembro de 2010

PEÇA DE NATAL - HISTÓRIA DE NATAL


HISTÓRIA DE NATAL



A história do nascimento do “Jesus Histórico” é contada por uma mãe ao seu filho. Algumas cenas desta contação de história são mescladas com narrações da mãe e do filho, enquanto cenas de época são mostradas. 

 

Elenco de personagens

Mãe:

Menino:

Maria:

José:

Anjo:

Hospedeiro:

Herodes:

Mago 1:

Mago 2:

Mago 3:



ATO I
 
Cena 1
 
MENINO
(entra correndo todo alegre, a Mãe entra logo atrás dele, toda alegre)
É Natal, é Natal! Mãe, mãe, cadê meus presentes? Os presentes? O Papai Noel já passou por aqui?
(ele vê os presentes debaixo da árvore de Natal)
Mãe! O Papai Noel passou aqui em casa! Eba! Olha, ele deixou um presente pra mim!
(abre o presente)
Era o que eu queria! Obaa!
MÃE
Pra você ver, filho. O Papai Noel não se esquece de ninguém.
(enquanto isso, a mãe vai pegando a imagem do menino Jesus para colocar na manjedoura. Coloca a imagem no presépio)
É, filho... Já é Natal! O nascimento de Jesus!
MENINO
(olhando pra mãe)
Mãe, Será que o Papai Noel também visitou Jesus?
MÃE
Por quê você quer saber isso?
MENINO
Ah, porque ele também era criança, não é?
MÃE
É mesmo, mas será que ele não ganhou nada de presente?
MENINO
Ah, isso eu já não sei.
MÃE
(sentando-se no chão, ao lado de seu filho)
Então senta aqui com a mamãe, que eu vou contar a história do menino Jesus pra você.
MENINO
Conta tudinho, tá.
MÃE
tá bom, eu conto.

Cena 2
MÃE - NARRADORA
há muito e muito tempo atrás, quando não tinha nem tevê, nem rádio, nem nada. Há muito tempo atrás mesmo!
MENINO - NARRADOR
nossa, fazia muito tempo, né?
MÃE - NARRADORA
fazia! Tinha uma jovem, chamada Maria
(entra Maria)
MENINO - NARRADOR
Era a mãe de Jesus, não é?
MÃE - NARRADORA
Era sim. Ela ainda namorava José, seu futuro esposo.
(entra José com madeira, trabalhando)
Maria morava numa casinha bem pobre, bem pequeninha, mas muito aconchegante.
Maria estava rezando, quando de repente, um anjo
(entra o Anjo Gabriel )
entra e fala com ela.
ANJO
Maria!
MARIA
(assustada)
Senhor!
ANJO
Não se assuste, Mari a. Vim te trazer uma mensagem do Altíssimo. Alegre-se, pois o Senhor Deus te escolheu e ele está com você.
MARIA
Alegrar-me? Mensagem para mim? Ora, quem sou eu para receber uma mensagem de Deus?
ANJO
Calma, Maria. Deus está muito alegre com você. ele te escolheu para ser a mãe do Redentor. Você vai ficar grávida e dará a luz a um menino, que você chamará pelo nome de Jesus. E ele será grande como Deus é grande, e será chamado de filho de Deus. Ele reinará para sempre.
MARIA
Mas como posso ficar grávida se ainda não sou casada?
ANJO
O Espírito Santo virá sobre você e Deus te envolverá. Por isso, o menino será chamado Santo e Filho de Deus. Pois para Deus, nada é impossível. Veja sua prima Isabel que mesmo em idade avançada está no sexto mês de gravidez!
MARIA
Então diga a Deus que aqui está a sua serva. Que aconteça comigo o que ele diz. O anjo vai para um canto, e Maria volta a rezar.
 
Cena 3
MÃE - NARRADORA
Maria vai falar com José para contar da gravidez e do anjo. Porém José não acredita, discute com Maria e sai desapontado.
(José sai para um canto e aos poucos se deita para dormir.)
Pois José não queria denunciar Maria, porque ele era um homem bom. Mas também não queria ter sido feito de bobo. Então aos pouquinhos, ele foi afastando de Maria. Mas Maria queria ficar feliz, pois estava servindo a Deus. Mas por outro lado, estava com medo que José não quisesse mais se casar com ela e aceitar o filho de Deus.
MENINO - NARRADOR
Se José não se casasse com Maria, então ela seria uma mãe-solteira?
MÃE - NARRADORA
sim, mas naquele tempo, quem fosse mãe solteira era muito discriminada, podia ser até apedrejada.
MENINO - NARRADOR
Nossa!Então o que aconteceu?
MÃE - NARRADORA
Então, sabendo que José estava confuso, pois a barriga de Maria crescia e eles ainda nem eram casados, Deus enviou o anjo novamente, mas desta vez,
o anjo apareceu para José, durante seu sonho.
(o anjo volta, e cutuca José que está deitado.)
ANJO
José, filho de Davi, não tenha medo em receber Maria como teu esposa, pois a criança que ela espera é fruto do Espírito Santo de Deus. E será um filho homem, que você chamará de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados.
(José ronca. O anjo sai.)
MÃE - NARRADORA
Então, acordando, José vai até Maria e aceita-a como esposa, assim como Deus havia mandado.
JOSÉ
Me desculpe, Maria. Deus veio e falou comigo durante meu sonho, e me revelou a verdade. E eis que aceito ser pai do Filho de Deus. Que se faça em mim o que Deus quiser. Sou teu José, Senhor.
MENINO - NARRADOR
Era verdade que José era pobre, mãe?
MÃE - NARRADORA
sim, José era carpinteiro, trabalhava com madeira. Era uma pessoa simples, mas confiava bastante em Deus.
MENINO - NARRADOR
Tô vendo.
Cena 4
MÃE - NARRADORA
Então uns dias antes do nascimento de Jesus, José chegou para Maria e deu uma notícia:
JOSÉ
Maria, andando pelas ruas hoje, fiquei sabendo que o imperador romano César Augusto decretou um recenseamento
MENINO – NARRADOR
O que é recenseamento?
MÃE - NARRADORA
Recenseamento quer dizer contagem de pessoas.
JOSÉ
Então, Maria, precisaremos ir à Belém, para lá eu me registrar.
MARIA
Belém? mas José, estou grávida...
JOSÉ
Maria, a profecia diz que o Messias deverá nascer em Belém, na Judeia, a cidade de Davi.
MARIA
Como Deus planeja tudo tão bem.
JOSÉ
Vamos, Maria. Arrumemos nossas coisas porque a viagem levará de quatro a cinco dias a pé, e não será fácil.
(José e Maria saem de cena, Maria coloca a barriga)
MENINO - NARRADOR
A pé? Eles não tem carro, mãe?
MÃE - NARRADORA
Jesus nasceu numa época que nem carro tinha.
MENINO - NARRADOR
Nossa, então faz muuuuuuuito tempo mesmo.
cena 5
MÃE - NARRADORA
Então José e Maria caminharam até a cidade de Belém, e chegaram lá numa noite, já bem tarde. José então saiu em busca de algum lugar que eles pudessem passar a noite.
Ele bateu palmas num hotel, mas o dono do hotel falou que já estava tudo lotado.
MENINO - NARRADOR
Que azar!
MÃE - NARRADORA
Mas José não desistiu. Bateu em outros muitos lugares, outros hotéis, mas também não conseguiu nenhum lugarzinho para ficar.
MENINO - NARRADOR
Que dó! E daí mãe? Que aconteceu?
MÃE - NARRADORA
Foi então que José bateu no último Hotel da cidade de Belém:
MARIA
(aflita)
José! O menino está para nascer!
JOSÉ
Calma, Maria! Confie! O Senhor está conosco!
JOSÉ
(bate palma na última porta e o hospedeiro aparece)
Por favor, estamos com frio, será que o senhor não teria um lugar para passarmos a noite?
HOSPEDEIRO
Desculpe senhor, mas não temos mais lugares.
JOSÉ
Minha esposa está grávida, precisamos de um lugar para descansar. Estamos viajando há quatro dias!
HOSPEDEIRO
Já disse que minha hospedaria está lotada. Mas, não querendo ofender, poso conseguir um lugar para passarem esta noite
JOSÉ
Por favor, senhor, ficaremos muito agradecidos.
MENINO - NARRADOR
E pra onde o hospedeiro levou os pais de Jesus?
MÃE - NARRADORA
Surpresa... Já já eu conto, antes preciso contar uma outra história que acontecia na cidade, enquanto os pais de Jesus estavam procurando um lugar pra ficar.
cena 6
MÃE - NARRADORA
Era dentro de um palácio, onde estava o rei Herodes, um rei muito egoísta, que recebeu velhinhos que diziam ser magos.
MENINO - NARRADOR
Velhinhos? O papai Noel é velhinho, não é, mãe?
MÃE - NARRADORA
Deixa eu continuar a história, filho. Os três
velhinhos...
MENINO - NARRADOR
Nosssa! Três Papai Noel!?!?!? Que legal!
MÃE - NARRADORA
(tosse)
Quer dizer, os três reis-magos chegaram no palácio do rei Herodes procurando pelo local do nascimento de um novo rei.
MENINO - NARRADOR
Pelo lugar onde Jesus ia nascer?
MÃE - NARRADORA
Que menino sabido!
HERODES
Bom, é de meu conhecimento que vocês estão à espera de uma estrela que os conduzirá ao local do nascimento de um novo rei, ou eu estou errado?
MAGO 2
Claro que não. Você está certo!
MAGO 3
Nós até já vimos a estrela do Oriente indicando o lugar que o rei dos Judeus nascerá. Nós queremos adorá-lo, mas não sabemos ao certo o local onde ele
está.
HERODES
Bom, eu os estimulo a continuarem procurando. Eu também estou ansioso por encontrar tal lugar e tal rei. Como já perceberam, eu também sou rei. E nada
melhor que um rei homenagear outro rei, mesmo que ainda seja um reizinho, pequenininho e tão bonitinho... E quando vocês o encontrarem, não se
esqueçam de me chamar também. Além disso, quero dar a este rei uma oferta generosa!
MAGO 1
Não será preciso. Já temos presentes. Eu trago comigo
ouro.
MAGO 2
Eu, incenso.
MAGO 3
E eu, mirra.
MENINO - NARRADOR
Mirra? o que é mirra, mãe?
MÃE - NARRADORA
Mirra é uma espécie de perfume da época.
MENINO - NARRADOR
Mas porque não levaram uma bola de presente?
MÃE - NARRADORA
Porque Jesus era ainda um bebezinho.
MENINO - NARRADOR
Ah bom. Mas depois ele ganhou uma bola, né?
MÃE - NARRADORA
(duvidosa)
É....
HERODES
Ora, meus caros magos. Vocês também são reis, ou não
são?
MAGO 1, 2 E 3
Não! Somos apenas magos!
HERODES
Então deve ser por isso que vocês não sabem o que, nós reis, gostaríamos de receber. Posso fazer com que seus presentes, esse potinho de ouro, e uma
quantidade mínima de incenso e mirra, sejam transformados num baú cheio de tesouros com muita variedade de pedras preciosas, além de uma perfumaria completa e um incensário de fazer inveja a qualquer negociante de perfumes e incensos. Fiquem tranquilos. Eu estou com vocês (risos)
Bom, podem ficar nas dependências de meu palácio o quanto quiserem. Vão decidindo aí o que é melhor. Enquanto isso, vou no meu quarto fazer uma oração ao Deus dos Judeus, pois além de generoso, também sou judeu. Vou orar para que ele me mostre logo onde é que está este reizinho, pequenininho, bonitinho, cute-cute... (risos)
(sai de cena)
MAGO 1
Esse Herodes é meio estranho.
MAGO 2
Achei mesmo.
MAGO 3
Concordo. Bem, amigos magos, vamos embora daqui em busca da indicação do caminho. E me parece que aqui, nós não voltaremos. Vamos!
Cena 7
MENINO - NARRADOR
Mãe, mas eu ainda quero saber pra onde o moço do
hotel levou os pais de Jesus.
MÃE - NARRADORA
Ele levou os pais de Jesus para um estábulo.
(entram o Hospedeiro com lamparina que leva José e Maria para o estábulo)
MENINO - NARRADOR
Que que é estábulo?
MÃE - NARRADORA
É um lugar onde ficam os animais numa fazenda.
MENINO - NARRADOR
Eles estavam numa fazenda?
MÃE - NARRADORA
É que na época de Jesus, eles usavam os animais como meio de transporte. E eles usavam o estábulo para guardar os animais à noite.
MENINO - NARRADOR
Ahh, sim...
MÃE - NARRADORA
(O hospedeiro chega ao estábulo e deixa José e Maria lá)
E aí chega o grande momento do Natal! O hospedeiro deixa José e Maria no estábulo.
MENINO - NARRADOR
E aí? Que acontece?
MÃE - NARRADORA
Agora é a hora que Jesus nasce.
MUSICA "NOITE FELIZ" (ou qualquer outra do gênero natalino e/ou nascimento de Jesus)
(Enquanto toca a musica, Maria deita no chão, tira a barriga com ajuda de José, pega a boneca e passa pra Maria, e vai buscar a manjedoura
(debaixo do banco da igreja com o bebê de verdade [se houver bebê de verdade] então volta, Maria põe a boneca na manjedoura e José tira o
bebê da manjedoura e passa-o pra Maria que fica segurando, repõe na manjedoura, até acabar a musica!)
ACABA-SE A MUSICA
MENINO - NARRADOR
Mãe, e os três velhinhos? os três reis-magos?
MÃE - NARRADORA
Eles aparecem logo depois que Jesus nasce. Eles vêm guiados pela estrela,
(Entram os três reis-magos. E chegam até onde Jesus-bebê está!)
E então , eles chegaram onde Jesus estava, ajoelharam-se e adoraram-no. Depois eles entregaram os presentes para Jesus.
MENINO - NARRADOR
Ah, então Jesus também ganhou presentes de natal! Se bem que o Natal significa o nascimento de Jesus! Então pode dizer que Jesus ganhou presente de Natal e de aniversário! Olha que sortudo!
MÃE - NARRADORA
E fim! Terminou nossa história de Natal. Agora vamos, dormir que já está tarde.
TOCA OUTRA MUSICA DE NATAL!!!
(enquanto a Mãe e o Filho saem de cena, pela lateral! )
FIM


Um comentário: