segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PEÇA DE NATAL - E SEU NOME SERÁ JESUS


E SEU NOME SERÁ JESUS


A história se passa na véspera de Natal.
Peça conta a história de um jovem casal nordestino que espera um filho e no último mês, de gravidez resolvem ir para a capital para dar uma vida melhor para o filho, mas no meio do caminho a criança nasce e daí a nossa história.
Persoonagens:
MARIA
JOSÉ
FRANCISCA
ANJO
José e Maria entram em cena, Maria na garupa de uma bicicleta empurrada por Jose.
É véspera de Natal e já é tarde e os dois estão cansados.
M- Aff Zé, to Cuma dô arretada na bunda… num guento mais essa garupa… não ta chegando não?
J – Êta muié, guenta aí, tamo chegando numa cidade cidadizinha, olha ali a praça.... Belém de Jesus... parece ser um bom lugar....
M – e eu lá quero saber se é bom, eu quero é uma rede pra deita, que minha bunda ta duendo e essa barriga ta pesando que só......
J – bom, vamo vê, ali tem uma casinha, será que tem gente? Ô de casa? Ô de casa?
(a mulher grita de dentro da casa)
F – quem ta aí?
J – boa noite moça..... meu nome é José....
(Francisca aparece na porta com cara de desconfiada)
F – o que que oce qué?
J – nada demais minha senhora, é que eu e minha muié estamos viajando a dias e ela ta buchuda, precisando de um lugar pra descansar.... será que a senhora não tem um pedacinho da sua casa vazio pra nóis discansá um poco?
F – não tenho não.....
M – minha sinhora, qualquer lugarzinho serve, pelo amor de Deus.....
F – já falei que num tem.....o único lugar vazio aqui é o estábulo, porque com essa seca os bicho morreram tudo....
M – estábulo?
J – tudo bem sinhora, se a sinhora deixar a gente pode ficar lá mesmo......
(Maria faz cara de quem não gostou mas se conforma)
F – intão pode i... fica logo ali.....
Os dois vão para o estábulo.... o lugar está vazio... só tem palha espalhada por todo o lugar.
José junta um monte de palha e deita Maria em cima delas....
Maria dorme.... José está sentado do lado de Maria, quase dormindo quando Maria começa a gritar....
M – ai, ai, ai, ai, ai......
J – o que foi muié.....
M – ta duendo, ta duendo....
J – onde?
M – aqui na barriga.... acho que o muleque qué saí.......
J – ai meu Deus... agora?! Aqui?! Ah, não.... e agora o que eu faço?
M – ai ai ai , sei lá, se vira...... vai chamar alguém.....
J – tá bom, fica aí que eu já volto......
M – não, eu vou dar uma volta também... claro que eu vo fica aqui né omi.... vai logo.... aiaiaiaia
José ta saindo quando Maria grita....
M – ai, ai , ai, ai,   não, volta aqui Zé.....
J – mas não é pra eu chamar alguém?
M – não, eu não quero ficar sozinha......
J – mas o que eu faço....?
M – não sei, mas não se atreva a sair daqui, senão quando tu volta não vai acha nem eu nem o moleque......
J – ta bom ta bom, mas então para de gritar....
M – ah é, então porque você não vem aqui no meu lugar e sente o que eu to sentindo... quero vê você não gritar....
J – ta bom ta bom... mas tenta ficar calma....
M - eu to calma Zé, eu to calma.... você ainda não me viu nervosa......
J – nem quero.....
M – ai, ai, ai, ai,.... o dor desgraçada....... eu nunca mais vo te um filho..... ai, ai, ai, ai, ai
J – calma muié. calma... nem deve due tanto assim, senão minha mãe não tinha tido 13.....
M – cala a boca Zé.... ai, ai, ai, ai, ai,......
J – desculpa muie´..... o que que vc qué que eu faço?
M – segura minha mão......
José pega na mão de Maria....
Ela aperta a mão dele...
J – Ai, ai, ai, ai, ai,.... credo im cruz... agora quem não qué mais te filho sô eu.... pricisa quebra minha mão?
M – ta duendo.......... ai, ai, ai, ai, ai,
J – ta... perai que eu vo vê como ta o negocio......
José abre as pernas de Maria..... olha lá dentro e coloca o rosto pra fora com uma cara feia.....
J – credo... que orrô...... Ta tudo bem viu amo.... Eu acho.....
M – ta duendo.... ai ai ai ai ai
J – bom, é.... deixa eu vê.... é eu me lembro que quando a minha mãe foi te o meu irmão mais novo, o washinto, a mulhé falava pra ela faze força.... então vamo lá....
J – vai amo.... força, força.....
M – ai, ai, ai, ai.... sê ta doido?   Se sem faze força já dói, imagina se eu fize.....
J – mas muié, se tu não fize força o muleque não sai......
M – mas se é pra sentir essa dor toda, eu prefiro que ele fique aqui....
J – anda logo muié.... é rápido... é só fazer força que ele sai....
M – ta bom...... ahrrrrrrrrrrr........
J – vai, mais um pouco.....
M – rrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
J – mais um poco
M – rrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
J – to vendo a cabeça...... mais um poco.....
M – sai logo muleque.......rrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
J – vai, falta só mais um poco
M – rrrrrrrrrrrrrrrrrrrr
J – nasceu nasceu..... (e vai ficando desanimado) nasceu......
Maria desmaiou de tanta força.....
(o bebe é negro e José acha estranho)
J – Oxê, mas que diacho é isso muié?
Maria esta desacordada....
J – Maria, Maria...... acorda muié... pode me explica agora o que é isso......
Uma luz forte ilumina Jose e ao seu lado aparece um anjo.....
A – José?! (atrás de José....voz de anjo)
J – Quem ta aí?  (assustado)
A – Eu sou um anjo que Deus enviou para lhe falar.....
J – anjo? Aonde?
A – aqui atrás de você José....... (voz normal)
J – vixi..... tudo bem seu anjo? (dá a mão pro anjo)
A -  tudo Zé e vc?:
J – tudo bem graças a Deus.....mas o que o senhor ta fazendo aqui?
A – Deus me mandou para lhe ajudara escolher o nome do seu filho.....
J – meu filho? Dessa cor? Esse filho não é meu não.......
A – claro que é José...... ou você se esqueceu que sua vó é dessa cor?
J – mas o que minha vó tem a ver com isso?
A – na verdade nada..... o que interessa é que o filho é teu e pronto.....
J – você é doido é... quem me garante que o filho é meu?
A – DEUS (grita)
J –  ahhhhhhh ta......... se você tivesse falado antes..... se é Ele que diz, então é meu mesmo.....
A – pois então. Ele me enviou aqui, para lhe ajudar a escolher o nome do seu filho, já que Ele tem muitas coisas preparadas para ele.....
J - Coisas? Que coisas?
A – muitas coisas.... mas isso não vem ao caso.....
J – ta bom.... então o nome do meu filho vai ser Marciano.....
A – Marciano? Porque?
J – Sei lá... eu ouvi uma veiz e achei bunito.....
A – não não não..... eu tenho uma idéia melhor..... já que a essa hora já é natal o nome dele pode ser Jesus....
J – é mesmo, já é natal......
A – então pronto, o seu nome será Jesus.....
J – opa, perae, eu não concordo.....
A – porque?
J – porque eu quero um nome mais forte.....
A – Jesus
J – que todo mundo conheça....
A – Jesus
J – que tenha muito sucesso na vida
A – Jesus
J – que todo mundo goste dele
A – Jesus
J – não, todo mundo não, tem sempre alguém que não gosta né....
A – Jesus
J – que tenha muitos amigos
A – Jesus
J – que tenha muitos servos
A – Jesus
J – que possa me dar uma vida boa
A - Jesus
J – que seja um rei
A - Jesus
J – já sei!!!!
A – Jesus?!
J – Pelé!!!!! É isso!!!!
A – que????????
J – Pelé..... esse vai ser o nome do meu filho!!!!!!
A – Não não não não não...... Pelé não
J – porque não? Quer nome mais conhecido, nome de rei.....
A – não... seu nome será Jesus....
J – ah não..... Jesus não.... nada contra sabe..... mas é que Jesus não deu muito certo né.....
A – aí é que você se engana.....
J – é nada.... olha, o coitado foi pobre a vida toda.... vivia cheio de gente doente atrás dele..... e na hora de morrer os amigos desapareceram....... Jesus não, eu quero que meu filho tenha muito mais sucesso que Ele......
A – o que você se esquece é que Jesus é o Rei..... Ele abriu mão de toda a sua glória pra se fazer homem como você pra poder te entender..... Ele passou pelos mesmos problemas e mesmas dificuldades que você pra poder interceder por você junta a Deus..... Hoje, Ele está vivo. Porque apesar de ser crucificado, Ele ressuscitou três dias depois.... esqueceu? Ele está lá, no céu, ao lado de Deus, olhando você e intercedendo a Deus por você e sua família.... Por isso Deus me enviou até aqui.
J – nossa.... é mesmo?
A – Pois é José.... a sua história é muito parecida com a de José e Maria, e seu filho Jesus..... Jesus também nasceu assim, sem berço, sem nada..... Os pais de Jesus também eram pobres como você e Maria.... Mas o amavam e sabiam quem era o filho deles!!!!!
Eles não esperavam glória nem fama por isso, só queriam que o bebê cumprisse seu plano... e Ele cumpriu.... o único trabalho de José e Maria era educar Jesus. E isso eles o fizeram muito bem.....
Jesus cresceu e cumpriu a vontade de seu Pai, Deus, e morreu sim, abandonado até por Ele, mas morreu por amor de vocês homens..... é isso que significa o Natal.... o nascimento daquele que nasceu para morrer por você.... Seu filho não precisa morrer por ninguém porque o verdadeiro Jesus já o fez..... E toda vez que olhar seu filho, você vai se lembrar disso.....
Como eu disse, Deus tem planos para Ele, como tem pra você e Maria, mas vocês precisam educar e cuidar dele até o Senhor cumprir seu plano em sua vida....
Não importa a condição que você está, o que importa é que você saiba quem é seu filho..... ele é um escolhido de Deus..... e você foi escolhido para educar e amar esse bebe..... Então ame seu filho.... Ame Jesus sempre!!!!!
J – tudo bem.... se Deus me escolheu.... eu vo faze..... mas porque eu?
A – os planos de Deus não tem explicação, apenas creia!!!!!
J – eu creio..... vou cuidar bem do meu filho e prometo dar pra ele o melhor....
A – não esqueça, o seu melhor, é o seu amor.....
O anjo vai saindo de cena enquanto José fala
J – ta bom.... então esse será seu nome, Jesus....  Mas eu posso pelo menos colocar um segundo nome, quem sabe Jesus Pelé... soa bem né seu anjo?
J – anjo? Anjo?
M – José?
J – Maria....
M – ta doido é..... falando sozinho....
J – não, eu tava falando com o anjo....
M – que anjo?
J – o anjo que tava aqui....
M – não to vendo ninguém.....
J – deixa pra lá.....
M – cadê o minino?
J – ta aqui....
M – e você já sabe qual vai ser o nome dele?
J – Aham... vai ser pe...... quer dizer...... Jesus!
M – que lindo, era esse mesmo que eu queria....
J – eu sei amo, eu sei......
M – ah, feliz natal.....
J – feliz natal...

FIM

(Teatro Cristão)

Um comentário: